As dívidas não são o problema, elas são a consequência, MAS TEM SOLUÇÃO!
Qualquer seja a circunstância na vida, problemas precisam começar a ser resolvidos pelas causas e não pelas consequências.
Quando você vai no médico e queixa-se de uma dor, ele sabe que na maioria das vezes, a dor é apenas um sintoma de algum problema que eventualmente esteja causando esse alerta em seu corpo.
Por isso, é preciso investigar (e resolver) a causa.
Com nossas finanças não é diferente.
É necessário ter disciplina e atenção constantemente para não sair do controle, MAS INFELIZMENTE quando algo fora do nosso alcance acontece e o acúmulo de dívidas vem, é preciso não ter medo de juntar os papéis, pegar a calculadora, o extrato bancário e enfrentar a reorganização da vida.
- Em uma planilha ou um caderno, anote TODAS as suas despesas
- Anote também as suas receitas (o dinheiro que você ganha)
- Comparando o que você ganha com o que você gasta, terá o resultado que é chamado de ORÇAMENTO DOMÉSTICO
- Separe o que está vencido (dívidas)
- Organize por prioridade (aluguel, condomínio, plano de saúde, escola, etc) cada família tem prioridades diferentes
- Verifique o valor que pode dispor para pagar dívidas
- Entre em contato com os credores e peça uma proposta para pagar a dívida
- Analise as propostas, juros, multas, descontos, etc.
- Verifique se a proposta vai caber dentro do seu orçamento doméstico
- Se for preciso, busque ajuda de um(a) Advogado(a) para analisar o acordo e saber se há cláusulas abusivas e “pegadinhas” e ainda avaliar os cálculos de juros/multas cobrados se estão dentro da lei.
- Planeje a “pós-negociação”, procure analisar suas contas todo mês para evitar sair do orçamento doméstico e se for possível guarde algum valor em uma poupança todo mês.
A negociação de dívidas não é um processo fácil e nem agradável, mas é urgente e necessária.
Muitas instituições bancárias e financeiras não facilitam e as vezes até oprimem o devedor com cartas de cobrança ofensiva, ligações telefônicas desagradáveis e constrangedoras, e tem casos em que escritórios de cobrança entram em contato com familiares e vizinhos do devedor (o que é ilegal), ameaçam e intimidam (dizem que se você não pagar, você vai para a cadeia, que vão cobrar de sua família etc.) ou, de alguma forma, podem tentar te constranger e colocar em situação vexatória, causando efeitos até de natureza psicológica, como danos à imagem pessoal e autoestima.
Nesta fase, é importante ter ajuda profissional de um(a) Advogado(a) que te acompanhe nesse processo de formalização da negociação.
E se você já passou por esses constrangimentos, reúna os documentos, áudios, vídeos, fotos, prints, etc que comprovam o abuso e procure um(a) Advogado(a) para buscar a reparação do dano.
Esse método também ajuda pequenos empreendedores e profissionais liberais, no entanto, para esses profissionais é preciso lembrar que é necessário manter a contabilidade em dia mesmo que você se considere de pequeno porte, pois lembre-se que tudo tem um começo e um dia você pode tornar-se um grande empreendedor e se tiver disciplina desde o início terá mais facilidade de administrar seu negócio.
Por fim, é importante orientar que precisamos fazer todo possível para viver de forma organizada e equilibrada, para não colocar-se numa situação de endividamento ou, pior que isso, de inadimplência.
E lembre-se que as dívidas não são o problema, elas são a consequência MAS TEM SOLUÇÃO, CONTE CONOSCO!
✅Se você quer saber mais sobre esse assunto, envie sua mensagem para nosso WhatsApp, clique aqui➡️
https://api.whatsapp.com/send?phone=5511998484270
📞Telefone: (11) 2955-6685 / 9-9848-4270
🖥️site: www.cantarino.org
🏛️Endereço: Rua Guaranésia nº 942, Vila Maria. São Paulo/SP. Cep 02112-001